Departamento de Produção e Sistemas


Curso de Formação Especializada em Lean Manufacturing
   
   
   
   
 
Siga-nos no facebook

 

Enquadramento e justificação

Os princípios de Lean Manufacturing remontam ao trabalho desenvolvido pela Toyota Motor Company durante os anos 1950, que a partir dos anos 1970 foram progressivamente adotados por outros fabricantes japoneses. Desde então, estes princípios não pararam de se expandir e de se desenvolver. Começaram por expandir-se para a indústria automóvel europeia e americana, depois para os fornecedores da indústria automóvel e gradualmente foi sendo adotada em todo o tipo de empresas de todos os sectores, incluindo hospitais, serviços administrativos, comércio, distribuição, ensino, etc. O termo Lean foi sugerido por um grupo de investigadores do MIT liderado por James Womack, num livro publicado nos anos 1990 com o título “The machine that changed the world”.


A aplicação adequada dos conceitos e práticas Lean e a introdução de uma cultura Lean nas empresas tem-se mostrado um fator chave na sua competitividade. As empresas de classe mundial adotam este tipo de cultura com resultados inquestionáveis e o nosso tecido empresarial em geral deverá adaptar-se a esta tendência pois não o fazendo perderá capacidade de competir neste mercado globalizado. A razão por que grande parte das nossas empresas não aderiu ainda a esta cultura de produção prende-se com o facto de não ser fácil de adotar e por não disporem de competências para o fazerem.
Este curso de formação especializada pretende criar condições para que se desenvolvam competências nas áreas Lean e para contribuir para a organização sistemática de conhecimento algo disperso pelas empresas.






 
  © 2015 Departamento de Produção e Sistemas  - actualizado por DPS